quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ORIGEM DA MITOLOGIA

                           

A criação do mundo é uma questão que, naturalmente desperta o interesse mais vivo do homem, seu habitante. Em relação a Mitologia Grega surgem várias questões, "De onde vieram essas histórias?Existem nelas algum fundo de verdade ou serão apenas frutos da imaginação?" Filósofos tem sugerido diversas TEORIAS sobre o assunto, como por exemplo:
*A TEORIA DA ESCRITURA- De acordo com essa teoria , todas as lendas mitológicas são derivadas das narrativas das Escrituras, emboras os fatos reais tenham sido disfarçados e alterados. Assim Deucalião, é outro nome para Noé, Hércules corresponde a Sansão, A Torre de Nenrod corresponde ao atentado dos gigantes contra o Céu. Sem dúvida, existem diversas coincidências como essas, mas a teoria deixa de explicar um grande número de outras histórias e, portanto, não é facilmente aceita.


*A TEORIA HISTÓRICA - Todos os personagens da mitologia foram antes pessoas reais, e as lendas e as tradições fabulosas relativas a eles foram simples exageros e embelezamento adicionados em épocas posteriores. Assim, a história de Èolo, rei e deus dos ventos, pode ter surgido pelo fato de que Éolo foi o soberano de algumas ilhas do mar Tirreno, onde reinou com justiça e benevolência, tendo ensinado aos nativos a utilização das velas nos navios e o modo de reconhecer as mudanças climáticas a partir de sinais atmosféricos.Cadmo que, segundo a lenda, teria semeado a terra com dentes de dragão e gerado uma colheita de homens armados, teria sido um emigrante da fenícia que trouxe de lá o alfabeto, o qual ensinou os nativos da Grécia. Dos rudimentos dessa aprendizagem surgiu a civilização que os poetas costumam descrever como a deteriorização do estado de pureza do homem, a Idade do Ouro, de inocência e simplicidade


*A TEORIA ALEGÓRICA - Neste caso supõe-se que todos os mitos da Antiguidade eram alegóricos e simbólicos, contendo sempre alguma verdade moral, religiosa,filosófica ou ainda algum fato histórico por trás, mas com o tempo, passaram a ser compreendidos literalmente. Assim, Saturno que devora os prórpios filhos é o mesmo poder que os gregos chamavam de Crono (Tempo), cuja propriedade é a de destruir tudo o que já tinha criado. A história de Io é interpretada da mesma maneira: Io é a lua e Argos é o firmamento estelado que, por assim dizer, vela sobre ela, incessantemente, sem ter sono.


*A TEORIA FÍSICA - Segundo essa teoria, os elementos ar, fogo e água eram originalmente objeto de devoção religiosa, e as principais divindades eram personificação desses elementos a ponto de criar a noção de que seres sobrenaturais presidiam e governavam os diferentes objetos da natureza. Os gregos, cuja imaginação era viva, acreditava que a natureza estava povoada de seres invvisiveis, e supunham que todos os objetos, do sol ao oceano, até a menor das fontes ou riacho, estava sob cuidado de alguma divindade em particular.


Todas as teorias mencionadas são verdadeiras até certo ponto. Portanto, seria adequado dizer que a mitologia de uma nação origina-se de uma combinação desses fatores,mais do que qualquer fator em especial. podemos ainda acrescentar que existem muitos mitos que resultam do desejo do homem de explicar aqueles fenômenos naturais que ele não era capaz de compreender, e muitos surgem também da necessidade de dar sentido aos nomes de lugares e pessoas.




Fonte: " O livro da Mitologia: Histórias de Deuses e Heróis(Thomas Bulfinch)".

Postado por Liliam Assunção










Nenhum comentário:

Postar um comentário